-
Início
-
Município
-
Comunicação
-
Notícias
- Câmara Municipal de Vila Franca de Xira e entidades articularam respostas face ao “apagão geral”
Câmara Municipal de Vila Franca de Xira e entidades articularam respostas face ao “apagão geral”

Funcionamento das escolas normalizado
Face à inesperada situação de interrupção de abastecimento de energia elétrica, ocorrida no dia 28 de abril, em todo o território de Portugal continental, a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, ativou o CCOM – Centro de Coordenação Operacional Municipal, para articular a resposta a dar às necessidades da população e das instituições do concelho, tendo acompanhado em permanência a situação de crise energética que nos afetou aos vários níveis da vida quotidiana.
Na segunda-feira, dia 28, pelas 14h30, foi realizada uma primeira análise dos principais constrangimentos ao nível dos serviços municipais.
Mais tarde, pelas 19 horas, no SMPC, reuniu a Comissão Municipal de Proteção Civil, na forma reduzida, onde os diversos serviços da Câmara Municipal assim como os SMAS, e todos os agentes de Proteção Civil puderam partilhar os constrangimentos e as soluções encontradas para a reposição da normalidade e o apoio às populações do concelho.
O abastecimento de energia foi, entretanto, sido restabelecido, de forma gradual, em todo o Concelho, estando nesta altura já regularizado.
Esta terça-feira, dia 29, todas as escolas de todo o Concelho estão a funcionar com normalidade, contando para isso com a colaboração e empenho das direções de agrupamento, docentes e pessoal não docente, para trazer de volta a tranquilidade às famílias depois de um dia de “apagão geral”.
A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira deixa um profundo agradecimento a todos os que estiveram envolvidos na resposta à situação vivida durante o dia e noite, em particular aos Bombeiros, Forças de Segurança e Serviços de Proteção Civil, sem os quais não teria sido possível minimizar os efeitos causados pela falha generalizada de eletricidade, assim como aos SMAS, que apesar dos constrangimentos vividos, foram garantindo o abastecimento de água à população.