-
Início
-
Município
-
Comunicação
-
Notícias
- "Sotaques" deu o mote da festa da lusofonia em Vialonga
'Sotaques' deu o mote da festa da lusofonia em Vialonga









Apresentado com um dos eventos do ano no Município de Vila Franca de Xira, o Festival “Sotaques” provou ser uma aposta ganha!
Segundo a produtora do evento, durante os três dias do festival (23, 24 e 25 de maio) passaram mais de 100 mil pessoas pelo Parque Urbano da Quinta da Flamenga, desfrutando do convívio, das tasquinhas, do artesanato e dos concertos ao ar livre com alguns nomes da “terra” num regresso muito emotivo junto dos fãs de Vialonga.
Apadrinhado pela banda Wet Bed Gang, originária da freguesia, o festival apresentou uma programação que celebrou vários sotaques da música lusófona, e para várias gerações, com nomes como Mariza, Bonga, Regula, Deejay Télio, Força Suprema, Soraia Ramos, Nenny, Phoenix RDC, SleepyThePrince, Mizzy Miles, Djodje, Xibi e Tchoras MC que atuaram no palco principal.
Pelo palco secundário Último Rasta, Yendis, Mozzy Jr. o Grupo Unido das Batucadeiras de Vialonga e a Orquestra Geração de Vialonga.
A 1.ª edição do Festival “Sotaques” foi um sucesso, “uma celebração da liberdade, comunidade e associativismo”, afirma o Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira. “Com o apoio do PRR, no projeto “Comunidades em Ação”, o festival “Sotaques” é um exemplo de como se pode aplicar os dinheiros públicos para criar mais cultura”, sublinha Fernando Paulo Ferreira.
O financiamento do Festival “Sotaques” resulta da candidatura apresentada pela Câmara Municipal de Vila Franca de Xira no âmbito do projeto “Fest&Art” da Operação Integrada Local – Vialonga, que se insere na iniciativa “Comunidades em Ação – Operações Integradas Metropolitanas”, com o apoio do Programa de Recuperação e Resiliência. O festival integra os 23 projetos em curso, desde 2024, na freguesia de Vialonga.
O evento, pensado e realizado com a comunidade local, envolveu 14 associações de Vialonga, assim como a participação de entidades institucionais, como a Área Metropolitana de Lisboa/Transportes Metropolitanos de Lisboa.
Nos três dias do festival, os shuttles gratuitos assegurados pela autarquia transportaram cerca de 2 mil passageiros, no circuito das duas linhas entre Póvoa de Santa Iria/Vialonga (circular) e Castanheira do Ribatejo/Vialonga. Com este serviço de transportes, garante-se uma mobilidade mais verde, com impactos positivos também ao nível da segurança rodoviária.
O balanço do Serviço Municipal de Proteção Civil regista 46 pessoas assistidas no Posto Médico Avançado. O dispositivo de proteção e socorro envolveu 80 veículos e 330 operacionais, entre GNR, Bombeiros, Proteção Civil e Equipa de Apoio Médico.
A organização do Festival assegurou também uma parceria com a VALORSUL para sensibilização junto do público para a utilização de copos recicláveis.
Os concertos foram acompanhados por intérpretes de língua gestual portuguesa, promovendo a inclusão e acessibilidade para todos, havendo também no recinto uma área reservada para pessoas com mobilidade reduzida.
Vila Franca de Xira prepara-se já para receber mais um megaevento: o Xira Sound Fest, nos dias 30 e 31 de maio, no Parque Urbano de Vila Franca de Xira (antigo Campo do Cevadeiro). A 3.ª edição deste festival, com entrada livre, fecha em grande a programação do “Maio, Mês da Juventude”. Programa e informações aqui.