Passar para o Conteúdo Principal Top
Hoje
Máx C
Mín C

Câmara Municipal de Vila Franca de Xira

pesquisar

Saúde


O conceito contemporâneo de saúde há muito que se afastou da visão simplista de ausência de doença, uma vez que nem sempre a ausência de sinais e sintomas indicam a condição saudável. A Organização Mundial de Saúde definiu o conceito como “um estado de completo bem estar físico, mental e social e não apenas como a ausência de infeções ou enfermidades”.

É largamente reconhecido que a saúde não resulta, apenas, de fatores genéticos e biológicos, nem é um exclusivo resultado do acesso e utilização dos serviços de saúde. Contextos sociais, políticos e económicos e variáveis locais, como o bem-estar económico e social (emprego, escolaridade, rendimento adequado às funções desempenhadas); o acesso à habitação e a equipamentos públicos de qualidade; a segurança; o capital social e a coesão social; os comportamentos e estilos de vida ativos e saudáveis, com os adequados cuidados nutricionais e por fim, as componentes relativas ao ambiente onde as pessoas vivem e trabalham (qualidade do ar, o ruído, o uso do solo, densidade de construção e de população) constituem-se como as determinantes sociais e ambientais e que concorrem também para influenciar o estado da saúde das populações.

As Autarquias, por razões de proximidade, têm um papel fundamental na definição de orientações que respondam a problemas concretos das suas comunidades. Cabe-lhes promover estratégias de equidade e participação ativa da comunidade e o desenvolvimento de políticas de proximidade com os diversos agentes da sociedade civil, minimizando o impacto negativo das determinantes sociais e ambientais, atuando ao nível da redução das desigualdades no acesso à saúde.

Neste contexto, o Município de Vila Franca de Xira tem acompanhado as diretivas da União Europeia, cumprindo com as metas do Plano Nacional de Saúde, seguindo a estratégia de promoção de saúde da Direção-Geral da Saúde e colhendo os contributos dos parceiros e da comunidade num processo de caráter integrador, partilhado e participado por uma rede diversificada de agentes concelhios. Assumindo como estratégia central a promoção da saúde para a equidade e a coesão social, assim como que para a melhoria da qualidade de vida dos Munícipes, a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira tem também vindo a realizar investimentos no Espaço Público, a desenvolver várias ações e a aderir a diversos projetos que visam aumentar os ganhos em saúde e o bem-estar da população, nomeadamente investiu nos últimos anos na construção e remodelação dos centros de saúde do Concelho, na requalificação da zona ribeirinha, na disseminação de equipamentos desportivos por todas as Freguesias, criando e desenvolvendo a par, projetos desportivos que potenciam a adoção de estilos de vida mais saudáveis.