Passar para o Conteúdo Principal Top
Hoje
Máx C
Mín C

Câmara Municipal de Vila Franca de Xira

pesquisar

A mesa está posta para o Março, Mês do Sável em Vila Franca de Xira

A mesa está posta para o Março, Mês do Sável em Vila Franca de Xira
19 Fev 2020

Com a chegada do mês de Março, o Sável é presença obrigatória nas mesas de Vila Franca de Xira. A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira dá continuidade à sua Campanha de Gastronomia “Março, Mês do Sável”, numa iniciativa à qual se associam este ano 20 restaurantes de todo o Concelho, em Vialonga, Alverca, Alhandra, São João dos Montes e Vila Franca de Xira.

Seja na sua confeção mais tradicional – o sável frito com açorda de ovas, ou descobrindo outras propostas em carta, como o sável frito com risoto de ovas ou a cabidela de sável, o “Março, Mês do Sável” é um evento mobilizador para milhares de visitantes que, a pretexto de uma bela refeição, descobrem um território cheio de motivos de interesse: natural, paisagístico, cultural e de lazer.

Para potenciar esta experiência, a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira proporciona também, em articulação com diversos Operadores e Associações, alguns roteiros turísticos e culturais que incluem passeios no Tejo a bordo do Barco Varino “Liberdade” (núcleo museológico), visitas guiadas a museus e outras atividades. Novidade este ano é a parceria estabelecida com a ACAPSI (Associação Cultural dos Avieiros da Póvoa de Santa Iria) proporcionando, nos fins-de-semana de março, visitas livres e gratuitas à Casa Avieira situada na Frente Ribeirinha da Póvoa de Santa Iria, que pode também ser conjugada com uma visita ao Núcleo Museológico “A Póvoa e o Rio”.

Neste âmbito, a Câmara Municipal traz ainda aos mercados Municipais, o Chef José Maria Lino e o Chef Luís Machado para confecionarem a receita ao vivo e dar a provar aos visitantes.

Assente na tradição gastronómica das comunidades Varina e Avieira, cuja fixação na borda do Tejo é parte essencial da história e da cultura do Concelho de Vila Franca e Xira, a Campanha de Gastronomia “Março, Mês do Sável” valoriza estas raízes, ao mesmo tempo que potencia a ligação do Município ao rio Tejo e promove a sua frente ribeirinha, com 22km de extensão, enquanto uma das suas maiores riquezas naturais.

marca

A RTP esteve em Vila Franca de Xira e realizou diretos sobre a Campanha de Gastronomia para o programa “Praça da Alegria”:

 

Vinho “Encostas de Xira”: Um projeto municipal único, um produto marcado pela qualidade


O Vinho “Encostas de Xira”, de produção 100% municipal, é hoje em dia um produto consolidado e de reconhecida qualidade. Depois do lançamento em 2018 dos “blend” Branco e Tinto e da monocasta de Arinto, 2019 deu a conhecer o monocasta Touriga Nacional, alargando assim para quatro as variedades de degustação possíveis deste vinho, cultivado e produzido na Quinta Municipal de Subserra, em São João dos Montes.

Este é um projeto que tem sido muito acarinhado pelo Município de Vila Franca de Xira e que tem trazido um potencial enorme na promoção do Concelho em todo o País, e também na vizinha Espanha. Em parceria com empresa “Regiplac”, o objetivo da Autarquia é continuar a aperfeiçoa-lo cada vez mais, quer ao nível da produção do vinho, e também na sua distribuição, comercialização e promoção. Para um futuro breve está projetada a criação de um vinho licoroso, sempre com os mesmos critérios rigorosos de qualidade.

Sendo o acompanhamento ideal para pratos tradicionais, como é o caso do sável frito com açorda de ovas, o “Encostas de Xira” está presente nas cartas de vinhos dos Restaurantes participantes nas Campanhas de Gastronomia promovidas pelo Município de Vila Franca de Xira. Também pode ser adquirido no Posto de Turismo Municipal e, em breve, na Loja da Quinta Municipal de Subserra.



Sável 2020 - logos