Passar para o Conteúdo Principal Top
Hoje
Máx C
Mín C

Câmara Municipal de Vila Franca de Xira

pesquisar

265 camas e seis Centros de Acolhimento Temporário para resposta a necessidades de emergência

Pavilhão Multiusos do Cevadeiro – Vila Franca de Xira
Associação de Bem-Estar Infantil (ABEI) – Vila Franca de Xira
Pavilhão do Futebol Clube de Alverca – Alverca do Ribatejo
Pavilhão do Olival de Fora – Vialonga
09 Abr 2020

Medidas excecionais de combate à pandemia por COVID-19


A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, através do seu Serviço Municipal de Proteção Civil, tem instalados seis Centros de Acolhimento Temporário de Emergência (CATE) no Concelho, com uma capacidade total de 265 camas, para resposta a diferentes necessidades da população, no contexto da pandemia por COVID-19. Todas as estruturas dispõem de instalações sanitárias e contemplam zonas para refeições e higiene pessoal.

Com a colaboração de um conjunto alargado de entidades, na disponibilização de espaços, equipamentos e outros materiais, quatro destes CATE destinam-se a servir de retaguarda e apoio às Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (Lares de Idosos), em caso de necessidade de deslocação temporária de utentes não infetados, para desinfeção de instalações (sempre em articulação com a Segurança Social e a Autoridade de Saúde Local). Estão situados em Vialonga, no Pavilhão do Olival de Fora (50 camas); em Alverca, no Pavilhão do Futebol Clube de Alverca (50 camas) e em Vila Franca de Xira, no ABEI – Associação de Bem-Estar Infantil (30 camas) e no Pavilhão Multiusos do Cevadeiro (100 camas). No caso do Pavilhão Multiusos, e em caso de expressa necessidade, o espaço poderá também evoluir para hospital de campanha, com a colaboração e o apoio técnico do Hospital de Vila Franca de Xira.

Existem ainda mais dois CATE para apoio a população específica: em Alverca, na sede do Escuteiros (Corpo Nacional de Escutas – Agrupamento 317), está criada uma estrutura com 28 camas exclusivamente direcionada para elementos das Forças de Segurança (PSP e GNR) e Bombeiros; em Vila Franca de Xira, está em funcionamento desde março uma estrutura de apoio a pessoas em situação de sem-abrigo, com capacidade para 7 camas.