Município alerta para o risco da Peste Suína Africana
Conteúdo atualizado em10 de fevereiro de 2026às 16:40
Na sequência de comunicação da Direção de Serviços de Alimentação e Veterinária da Região de Lisboa e Vale do Tejo, o Município informa que foi identificado um aumento do risco de introdução da Peste Suína Africana (PSA) em território nacional, na sequência da circulação do vírus em javalis selvagens na região da Catalunha.
A Peste Suína Africana é uma doença viral grave que afeta suínos domésticos e javalis, provocando elevada mortalidade nos animais infetados. Importa salientar que não representa qualquer risco para a saúde humana.
Classificada como doença de categoria A ao abrigo da Lei da Saúde Animal, a ocorrência de PSA tem fortes impactos na produção suinícola, no comércio e na gestão das populações de javalis e da atividade cinegética.
Face ao atual contexto, a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) reforça a necessidade de adoção rigorosa das seguintes medidas preventivas:
O Município apela à responsabilidade de produtores, caçadores e população em geral para a vigilância ativa e para a notificação imediata de qualquer suspeita às autoridades competentes.
A prevenção é fundamental para proteger os efetivos pecuários e salvaguardar o equilíbrio das populações de javalis no território.
Saiba mais sobre a PSA, as medidas preventivas contra a PSA e o papel do caçador.