-
Início
-
Viver
-
Coesão Social
-
População Sénior
- Serviço de Teleassistência
Serviço de Teleassistência
O Serviço de Teleassistência resulta de uma parceria do Município de Vila Franca de Xira com a Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) e é um serviço telefónico que visa proporcionar uma resposta imediata em situações de urgência, emergência, segurança e solidão, através do acionamento de um botão pelo utente, que permite o contacto com o Centro de Contactos da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP), contribuindo assim para evitar ou retardar a necessidade de recurso prematuro a equipamentos residenciais para idosos ou outros equipamentos sociais.
Os munícipes que beneficiam de Teleassistência Fixa ou Teleassistência Móvel através do Município de Vila Franca de Xira, têm acesso gratuito a aconselhamento médico telefónico e acesso a consulta médica domiciliária, exclusivamente no domicílio da pessoa beneficiária.
Para além do beneficiário de Teleassistência, este serviço médico pode ser extensível a um máximo de 5 pessoas, que têm que ser previamente identificadas pelo beneficiário da Teleassistência ou pelo seu representante.
O serviço de Teleassistência funciona 365 dias por ano, durante 24 horas por dia, e conta com a realização de um contacto telefónico semanal da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) com cada utente.
Podem beneficiar gratuitamente do Serviço de Teleassistência todos os munícipes que reúnam, cumulativamente, os seguintes requisitos:
- Possuam idade igual ou superior a 65 anos
- Vivam sozinhas ou em situação de isolamento geográfico/social e/ou tenham algum grau de dependência/incapacidade comprovada mediante relatório médico;
- Tenham uma situação económica desfavorecida, em que o rendimento per capita mensal do agregado familiar seja igual ou inferior ao IAS;
- Residam no Concelho de Vila Franca de Xira.
Consideram-se em situação de isolamento temporário as pessoas com idade igual ou superior aos 65 anos que, embora enquadradas em meio familiar, se encontrem sozinhas durante o dia ou a noite, por um período igual ou superior a 6 horas.
Podem ainda beneficiar do acesso ao serviço de teleassistência domiciliária todos aqueles que, embora possuam idade inferior a 65 anos, se encontrem numa situação de solidão, isolamento, incapacidade e/ou dependência que justifique a atribuição do serviço, após parecer técnico devidamente fundamentado e decisão superior.
Nas situações elegíveis para o apoio de Teleassistência, a instalação do equipamento é feita por um Técnico da Câmara Municipal, mediante agendamento prévio.
O processo de avaliação da elegibilidade para a concretização deste apoio, tem início com a marcação prévia de atendimento no âmbito do SAASI (Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social Integrado) efetuado nas Lojas do Munícipe de Vila Franca de Xira, Póvoa de Santa Iria e Alverca do Ribatejo, ou nas Juntas / Uniões de Freguesia do Concelho.