-
Início
-
Viver
-
Educação
-
Jornadas da Educação 2025 - A Voz dos Jovens
- Jornadas da Educação 2025 - Abraão Costa
Jornadas da Educação 2025 - Abraão Costa
Abraão Costa, nascido a 24 de Abril de 1980 em Vila Nova de Famalicão é Mestre em Animação Sociocultural e Associativismo pela Universidade do Minho e Licenciado em Animação Socioeducativa com especialização em Desenvolvimento Local pela Escola Superior de Educação de Coimbra tem uma vasta experiência humanitária internacional em mais de 100 países como a Síria, Camboja, Laos, Myanmar, Tailândia, Palestina, Uzbequistão, Montenegro, Bósnia Herzegovina, Emirados Árabes Unidos, Israel, Nepal, Quénia, Tanzânia, Vietname, Cabo Verde, Perú, Turquia, Grécia, Itália, Costa Rica, Panamá, China, Sri Lanka, Mongólia, entre outros.
É Professor, Formador, Animador, Educador Social, Investigador Social e Autor de mais de uma dezena e meia de obras pedagógicas e de ficção. É Coordenador de vários projetos internacionais de intervenção sociocultural, humanitária, comunitária e educativa.
Tem experiência sobretudo nas áreas da Animação Sociocultural, Educação Não Formal, no trabalho com cidadãos com deficiência, no Teatro Inclusivo, Expressão Corporal e Simbologia Grupal, metodologia que ajudou a formar e divulga um pouco por todo o mundo.
É o Coordenador Pedagógico da Federação Nacional de Associações Juvenis.
É Coordenador dos Planos Municipais de Juventude de Guimarães, Vila Franca de Xira, Lousada e Felgueiras.
É Embaixador do Programa Erasmus + da União Europeia desde novembro de 2022 no âmbito dos 35 anos do Programa Erasmus. Desempenha as funções de CEO/Secretário-Geral Executivo da PASEC - Plataforma de Ação Socioeducativa e Cultural, maior ONG de Juventude não religiosa de Portugal. Desempenha ou desempenhou o papel de Coordenador Pedagógico em várias organizações não governamentais e públicas de caráter nacional e europeu, coordenando projetos internacionais de desenvolvimento local e intervenção comunitária. Destaque para o MAAC – Movimento de Apostolado de Adolescentes e Crianças, CNASTI – Confederação Nacional de Ação Sobre o Trabalho Infantil, Município de Famalicão, AFPAD - Associação Famalicense de Proteção e Apoio à Deficiência, APDASC (Associação Portuguesa para o Desenvolvimento da Animação Sociocultural), LIPAC (Liga para a Profilaxia e Ajuda Comunitária), entre outras.
Lecionou na Cooperativa de Ensino Didáxis, Escola Profissional Bento Jesus Caraça e Escola Profissional Don Afonso Henriques onde foi docente e Diretor de Curso nas áreas da Animação Sociocultural, Apoio Psicossocial, Técnico de Turismo e Técnico de Juventude.
É Presidente da AFPAD – Associação Famalicense de Proteção e Apoio à Deficiência.
É Artista Residente do Agrupamento de Escolas Dona Maria 2 em Famalicão no âmbito do Plano Nacional das Artes.
No Município de Famalicão é o responsável pelos projetos europeus na área da Educação e de Inclusão Inteligente através dos Programas Ser Europa e Acompanhar.
Conferencista em inúmeros congressos mundiais e europeus, as suas exposições são sobretudo dedicadas aos temas da Animação Sociocultural, Metodologias Participativas, Educação para a Cidadania e Participação Juvenil.
Animador Socioeducativo de vários grupos juvenis e têm uma grande experiência na gestão de Dinâmicas e Trabalho em Rede de promoção do Protagonismo juvenil e Democracia Participativa.
É formador do Programa Erasmus + e Corpo Europeu de Solidariedade da União Europeia, da Federação Nacional de Associações Juvenis, entre outras estruturas de relevo nacional e internacional.