Jornadas da Educação 2025 - A Voz dos Jovens
"A participação dos/as jovens nos processos de tomada de decisão é um dos mecanismos fundamentais para a construção de cidadãos e cidadãs ativos/as, críticos/as e plenos/as no seu exercício de cidadania, em duas dimensões nucleares. A primeira é a vertente pedagógica. Não podemos apenas exigir que os cidadãos/ãs participem num vácuo. É necessário criar uma cultura de participação que começa no espaço da escola, da sociedade civil, e do poder local, através da criação de projetos que sensibilizem e permitam aos/às jovens e crianças vivenciarem os processos de tomada de decisão e o exercício democrático de pensar o seu território e comunidade.
A segunda dimensão está relacionada com os instrumentos e espaços para a participação efetiva de crianças e jovens nos processos de tomada de decisão. Esta dimensão é fundamental para credibilizar e fundamentar a participação de crianças e jovens, enquanto cidadãos/ãs com ideias e capacidade de intervenção na tomada de decisões sobre o seu espaço e território.
Só através do trabalho nestas duas dimensões é que conseguiremos preparar cidadãos e cidadãs que conseguem agir sobre os seus territórios e reivindicar os seus direitos, trabalhando e defendo o nosso sistema democrático numa fase em que ele nunca esteve tão debilitado e frágil. Este é um grito de alerta que já deveria ter acordado os nossos governantes, assim como a sociedade civil de forma que possamos trabalhar, com qualidade, a educação para a cidadania na sua dimensão pedagógica, bem como na criação de espaços de participação nas mais variadas vertentes e dimensões da vida democrática de cada cidadão e cidadã.”
Bruno António, em https://www.animar-dl.pt




-
INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES
Data: 26 de maio de 2025.
Local: Fábrica das Palavras – Biblioteca Municipal de Vila Franca de Xira.
Horário: 10h às 17h30m. Abertura do secretariado às 9h 30
Participação: gratuita, sujeita a inscrição prévia aqui.
Certificação: ação encontra-se certificada como Ação de Formação de Curta Duração para docentes no Concelho de Vila Franca de Xira pelo Centro de Formação Infante D. Pedro, de Vila Franca de Xira, de acordo com o Despacho nº 5741/2015 de 29 de maio.
Contacto: educacao@cm-vfxira.pt
-
PROGRAMA
10h – Sessão de abertura
- Fernando Paulo Ferreira – Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira
10h 30m – Sessão “Os jovens contam”
Assembleia Municipal Jovem
- Pedro Storch Oliveira - Presidente da Assembleia Municipal Jovem 2024
- Sandra Marcelino - Presidente da Assembleia Municipal de Vila Franca de Xira
Rede de Jovens Mediadores para o Acolhimento “Acolher para integrar”
- Nicole Soledade – Aluna do Agrupamento de Escolas Bom Sucesso
- Francisco Cacheira - Aluno do Agrupamento de Escolas Prof. Reynaldo dos Santos
- Sara Silva - Unidade de Promoção do Sucesso Escolar I Câmara Municipal de Vila Franca de Xira
Faz-te ouvir!
- Sara Saraiva – Divisão de Juventude da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira
- Fábio Martins – Presidente da Associação de Estudantes do Agrupamento de Escolas do Forte da Casa
11h 30m – Pausa para café
11h 40m – Retoma dos trabalhos
Apresentação das conclusões da sessão Ligações com futuro
- Rute Alves – Divisão de Juventude da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira
Educar para Participar: o papel da escola na promoção da capacitação dos jovens para a participação
- Regina Griné – docente
- Francisco Raposo - docente
Moderadora
- Catarina Sanahuja - Associação Juvenil Transformers.
12h 30m - Almoço livre
14h – Mesa Redonda Juventude em Foco: Construindo a Democracia
Escala de Referência para Escolas de Cidadania Participativa: uma ferramenta para a Participação nas escolas!
- Joana Franco - Diretora da ECOS – Cooperativa de Educação, Cooperação e Desenvolvimento
Programa DESCOLA: Auscultação de Jovens. Fomentar a Democracia Cultural em Lisboa
- Margarida Fragoso - Coordenadora do Núcleo de Educação e Mediação Cultural da Direção Municipal de Cultura da Câmara Municipal de Lisboa
Da escola à sociedade: a participação começa na infância
- Leonor Costa – UNICEF Portugal
A Participação Política da Juventude em Portugal vista por dentro
- Pedro Magalhães – ICS- Universidade de Lisboa
Cidadania jovem: Fortalecer a democracia pela participação
- Sofia Pimenta - Diretora do Departamento de Políticas de Juventude e Associativismo | Instituto Português do Desporto e Juventude
Moderador
- Abraão Costa - Coordenador pedagógico da FNAJ – Federação Nacional de Associações Juvenis
15h 30m – Pausa para café
16h – Mesa Redonda Juventude em Foco: Construindo a Democracia –continuação, com espaço de debate e reflexão
17h - Sessão de encerramento
- Marina Tiago – Vice-Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira
-
INICIATIVA PARALELA
Sessão “Ligações com futuro”
Dia: 14 de maio
Local: Quinta Municipal da Piedade
OBJETIVO GERAL – Promover o diálogo construtivo entre os diferentes atores da comunidade educativa, contribuindo para a construção de soluções colaborativas para os desafios dos contextos escolares.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Sensibilizar os órgãos de gestão das escolas para as mais valias do envolvimento d@s jovens nas decisões que @s afetam;
- Capacitar @s jovens para empreenderem em processos de participação ativa e significativa na melhoria das suas condições de vida;
- Criar espaços, meios e oportunidades para a participação juvenil, fomentando o entendimento da participação enquanto um Direito;
- Desconstruir estereótipos associados aos e às jovens e às pessoas adultas, aproximando linguagens e propósitos.
Participação: docentes e alunos dos Agrupamentos de Escolas, Escola Secundária Gago Coutinho, Colégio José Álvaro Vidal e Escola Profissional de Hotelaria e Turismo.
Mediação: Unidade de Promoção do Sucesso Escolar I Câmara Municipal de Vila Franca de Xira
Relator: Tomás Sena - Conselho Nacional da Juventude
-
RECURSOS PEDAGÓGICOS
Organização: Câmara Municipal de Vila Franca de Xira - Conselho Municipal de Educação
Apoio: Centro de Formação Infante D. Pedro