-
Início
-
Viver
-
Educação
-
Jornadas da Educação 2025 - A Voz dos Jovens
- Jornadas da Educação 2025 - Regina Griné
Jornadas da Educação 2025 - Regina Griné
Professora do Quadro do Agrupamento de Escolas de Alhandra, Sobralinho e S. João dos Montes do Grupo de Recrutamento 420º - Geografia, onde, para além de lecionar Geografia e Cidadania e Desenvolvimento, assumo as funções de Coordenadora do Departamento de Ciências Sociais e Humanas e de Coordenadora de Projetos com Alunos.
Doutoranda do Ciclo de Estudos de Doutoramento em Educação na Universidade Nova de Lisboa – área de Especialização: Educação, Sociedade e Desenvolvimento.
Por meio de diversas fontes e processos formativos, tenho procurado colher contributos e conhecimento que me permitam perscrutar os caminhos da Educação, latu sensu, e, num âmbito mais restrito, as relações intrincadas entre esta e o Desenvolvimento Social, Económico, Político e Humano das sociedades.
É, pois, norteada por esta relação – sustentada e sustentável - entre Educação e Desenvolvimento, sobretudo na perspetiva Humana do Desenvolvimento e no seu papel como catalisadora de mudança, que tenho conduzido e construído o meu percurso profissional e académico.
Entendendo, assim, a Educação como motor de mudança social, nenhuma oportunidade deve ser desperdiçada quando se trata da ‘construção’ de cidadãos mais competentes para enfrentar os desafios pessoais, profissionais e sociais que lhes serão colocados ao longo da vida e para intervir e participar ativamente nas múltiplas comunidades em que vierem a estar inseridos.
Embora o envolvimento, dinamização e colaboração em projetos com alunos, de alunos e/ou para alunos tenha marcaram fortemente a minha vivência de Escola no decurso destes quase 35 anos de prática docente, o facto de lecionar num Agrupamento que se assume como promotor de uma visão de Educação alicerçada em práticas transformadoras, integradoras e criativas, com o intuito de contribuir para ‘Construir o Futuro’ dos jovens que ali recebemos, tem-me estimulado, cada vez mais, a acolher, apoiar, promover e dinamizar projetos e iniciativas que envolvam a efetiva participação dos ‘nossos’ jovens alunos