Passar para o Conteúdo Principal Top
Hoje
Máx C
Mín C
Logotipo Município de Vila Franca de Xira
pesquisar

Rede das Cidades Educadoras

Rede de Cidades Educadoras


A Associação Internacional das Cidades Educadoras – AICE, com sede em Barcelona, da qual o Município de Vila Franca de Xira faz parte, é uma estrutura permanente de colaboração entre os governos locais interessados no cumprimento dos princípios estabelecidos na Carta das Cidades Educadoras.

Cidade Educadora é a que desenvolve intencional e coordenadamente uma política de formação e integração de todos os seus habitantes, conjugando as suas políticas relativas à Educação formal e não formal, à Saúde, ao Ambiente, Habitação, etc.

Entre os objectivos desta associação constam:

  • Análise e troca de experiências sobre questões relativas à Educação formal e não formal;

  • Promoção de intercâmbios bilaterais, regionais ou temáticos entre as Cidades Educadoras;

  • Influência sobre o processo de tomada de decisão de instâncias internacionais e governos, em questões educativas.

Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras (RTPCE) é uma instância de coordenação e fomento de atividades promotoras dos princípios da AICE a nível nacional e municipal. A RTPCE é constituída por todos os municípios portugueses que são membros da Associação Internacional das Cidades Educadoras - AICE e, como tal assinaram a Carta das Cidades Educadoras, defendendo e assumindo nas suas práticas os princípios desta Declaração. Atualmente são 49 os Municípios que fazem parte desta Rede, entre os quais Vila Franca de Xira.

 
Entre os objectivos desta Rede Territorial constam:

  • Promover quatro encontros anuais para a permuta de experiências e trabalho em rede;

  • Divulgar informação das cidades através de Boletim;

  • Organizar a representação portuguesa aos congressos internacionais.

Base de Dados de Experiências Educativas reúne as experiências práticas de diversas cidades associadas em todo o mundo, que tratam temas diversificados, dirigidos a pessoas de todas as idades. Estes documentos servem de apoio ao desenvolvimento do conceito Cidade Educadora e reúne uma colecção de livros, artigos, revistas, transcrições de conferências, conclusões de jornadas, seminários e congressos, entre outros.