Passar para o Conteúdo Principal Top
Hoje
Máx C
Mín C

Câmara Municipal de Vila Franca de Xira

pesquisar

Relatório de Caracterização da Qualidade do Ar


A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira promoveu, em 2005, um estudo sobre a Caracterização da Qualidade do Ar no Município de Vila Franca de Xira. Foram medidos dois poluentes, o dióxido de azoto, indicador do tráfego automóvel, e o dióxido de enxofre, indicador da poluição proveniente da atividade industrial. Os resultados obtidos encontram-se dentro dos valores estabelecidos na legislação em vigor.


O Município de Vila Franca de Xira encontra-se em colaboração com a Faculdade de Ciências e Tecnologias – Universidade Nova de Lisboa (FCT-UNL) a efetuar uma reavaliação da qualidade do ar no Concelho, tendo como objetivo verificar a evolução entre 2005 e a presente data.

O estudo de reavaliação de qualidade do ar agora contratualizado, contempla um upgrade no que concerne ao número de pontos de amostragem (tubos de difusão) e à inclusão de dois locais de monitorização em continuo (SNIF Air Lab). Este estudo irá permitir avaliar, globalmente, a qualidade do ar no Concelho, permitindo ainda dar especial enfoque a zonas no Concelho de tráfego rodoviário mais intenso.

No seguimento da realização da 1ª. campanha que ocorreu entre os dias 30 de janeiro e 6 de fevereiro de 2020, a FCT-UNL elaborou o respetivo relatório intermédio.