Relatório de Caracterização da Qualidade do Ar
Conteúdo atualizado em13 de fevereiro de 2026às 13:16
Portal de divulgação de informação autárquica, incluindo agenda, regulamentos e atendimento.
A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira promoveu, em 2005, um estudo sobre a Caracterização da Qualidade do Ar no Município de Vila Franca de Xira. Foram medidos dois poluentes, o dióxido de azoto, indicador do tráfego automóvel, e o dióxido de enxofre, indicador da poluição proveniente da atividade industrial. Os resultados obtidos encontram-se dentro dos valores estabelecidos na legislação em vigor.
Em colaboração com a Faculdade de Ciências e Tecnologias – Universidade Nova de Lisboa (FCT-UNL), o Município promoveu, entre 2020 e 2022, através de duas campanhas de monitorização, um novo estudo com o objetivo de reavaliar os dados de 2005 sobre a qualidade do ar no Concelho.
Este estudo de reavaliação de qualidade do ar contemplou um upgrade no que concerne ao número de pontos de amostragem (tubos de difusão) e à inclusão de dois locais de monitorização em continuo (SNIF Air Lab), permitindo avaliar, globalmente, a qualidade do ar no Concelho, com especial enfoque a zonas no Concelho de tráfego rodoviário mais intenso.