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Projeto Brincar +
Brincar é um direito fundamental de todas as crianças, proclamado no artigo 31.º da Convenção sobre os Direitos da Criança, adotada pela ONU, em 1989. Durante a brincadeira, competências como a atenção, a concentração, a imaginação, a criatividade e a curiosidade são desenvolvidas e possibilitam à criança o criar e recriar de um mundo que conseguem controlar. A confiança em si e nos outros, a autoestima e, consequentemente, a expressão de sentimentos e emoções são também fulcrais e potenciadores do pensamento crítico e reflexão sobre os acontecimentos do mundo que a rodeia. A brincadeira incita ainda a criança a trabalhar a sua relação com o mundo, dividindo experiências e espaços com outras pessoas.
O Município de Vila Franca de Xira enquanto Cidade Educadora, integrou em fevereiro de 2024 o grupo de trabalho Brincar na Cidade Educadora, cujos objetivos são:
- Promover o brincar nas Cidades aderentes ao grupo de trabalho.
- Influenciar os decisores políticos, técnicos municipais, educadoras, professores, famílias e comunidade em geral, no sentido da afirmação do brincar como elemento essencial para o desenvolvimento global das crianças.
- Promover o brincar ao ar livre, de forma a garantir a fruição, quer dos espaços escolares, quer dos espaços públicos.
- Partilhar Boas Práticas no âmbito do Brincar.
Atualmente, este grupo temático é constituído aproximadamente por 50 municípios portugueses.
Neste âmbito de atuação, e enquadrado no programa escola a tempo inteiro desenvolveu-se o projeto Brincar + com objetivo principal de potenciar junto da comunidade educativa e da população em geral, a importância do brincar, através da educação não formal e informal. Incentiva a brincadeira livre e espontânea, promovendo oportunidades, de tempo e espaço para as crianças brincarem, e assim descobrirem e explorarem o seu meio envolvente. Reforça a importância fulcral do brincar, do movimento do corpo no respetivo desenvolvimento global das crianças.
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2024/2025
Ao longo do ano letivo, decorreram várias ações, que envolveram toda a comunidade educativa, como técnic@s de AAAF/CAF, pessoal docente e não docente, e membros das Associações de Pais e Encarregad@s de Educação.
As ações de capacitação e sensibilização foram desenvolvidas com a colaboração da Associação “1,2,3 Macaquinho do Xinês”, que desde 2016 atua pela defesa do brincar, através da promoção de diversas ações e projetos, em parceria com a Associação de Promoção para a Segurança Infantil (APSI).
- Ações Colaborativas
Atividade
Objetivos
Público-alvo
Calendarização
Encontro I –
Vamos Brincar+
Apresentação do projeto e do plano das ações estratégicas previsionais para o ano letivo 2024/2025
Coordenações das Entidades Parceiras que operacionalizam o programa Escola a Tempo Inteiro (ETI)
Outubro de 2024
Brincar+
com a Família na escola
Promover atividades/brincadeiras realizadas nas escolas, no âmbito da Escola a Tempo Inteiro, que permitissem a interação espontânea e afetiva entre os pais/encarregad@s de educação e as crianças
Crianças inscritas no programa Escola a Tempo Inteiro e respetivos pais e encarregad@s de educação
Dia Internacional da Família
(15 de maio de 2025)
Brincar+
na Cidade
Promover a participação e envolvimento de crianças e famílias num momento de brincadeira livre, com exploração do meio envolvente e de materiais reciclados (tralha)
Crianças e famílias
Dia da Criança
(1 de junho de 2025)
- Ações de Capacitação
Atividade
Objetivos
Público-alvo
Formar para Brincar+ (presencial)
Capacitar os diferentes agentes educativos para a construção de um ambiente facilitador de um clima de crescimento e desenvolvimento saudável da criança
Técnic@s das Entidades Parceiras – que operacionalizam o programa ETI
(Zona Norte do Concelho)
Formar para Brincar+ (presencial)
Técnic@s das Entidades Parceiras – que operacionalizam o programa ETI
(Zona Sul do Concelho)
Formar para Brincar+
“Comportamentos de risco em ambiente escolar”
(online)
Pessoal docente
(Grupo do Pré-Escolar e
1.º Ciclo do ensino básico)
- Ações de Sensibilização
Atividade
Objetivos
Público-alvo
Formar para Brincar+
“Brincar Faz Mesmo Muito Bem!”
(online)
Capacitar os diferentes agentes educativos para a construção de um ambiente facilitador de um clima de crescimento e desenvolvimento saudável da criança, reforçando a importância do brincar livremente
Técnic@s AEC/ CAF/ AAAF, Pessoal não docente e Membros das APEE.
Brincar+ com a Família
“Brincar mais na escola: práticas e desafios”
(online)
Promover a capacitação e envolvimento dos encarregad@s de educação reforçando a importância do brincar.
Pais e encarregad@s de educação
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Hora do Brincar 2025
Data: 11 de junho
Horário: 10h00 – 12h00A Assembleia Geral das Nações Unidas definiu o dia 11 de junho como o Dia Internacional do Brincar, e no âmbito da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras o dia foi simbolicamente assinalado, neste segundo ano de comemoração do Dia Internacional do Brincar, através da iniciativa “Hora do Brincar” :
- Objetivo:
O objetivo é celebrar o brincar como um direito essencial, como afirma o artigo 31.º da Convenção sobre os Direitos da Criança ( ratificada por Portugal em 1990), sobre o qual foi lançado o Comentário Geral n.º 17 (2013) acerca do direito da criança ao descanso, ao lazer, ao brincar, às atividades recreativas, à vida cultural e das artes.
O Dia Internacional do Brincar – “Hora do Brincar“ pretende sensibilizar a comunidade para a importância de garantir que todas as crianças tenham acesso a oportunidades de brincar, independentemente de suas condições sociais ou económicas. Desta forma, convida as crianças a brincar livremente no espaço exterior escolar ou em qualquer outro espaço que permita o contato com a natureza.
A Hora do Brincar pretende reunir na mesma data e horário milhares de crianças a brincar.
- Reconhecimento:
Brincar é fundamental para o desenvolvimento físico, mental e social das crianças, contribuindo para a sua aprendizagem, criatividade e bem-estar.
A implementação do projeto municipal Brincar + no ano letivo de 2024/2025 enquadrado nas atividades da Escola a Tempo Inteiro apresenta-se como resposta ao reconhecimento da importância do Brincar, à necessidade de repensar e atuar face ao extenso n.º de horas que algumas crianças despendem no espaço escolar.
- Atividades:
Poderão ser realizadas atividades diversificadas, como jogos ao ar livre, brincadeiras em parques infantis e dinamização de espaços para a brincadeira livre com recurso a materiais não estruturados permitindo às crianças criarem suas próprias histórias e construções, estimulando a imaginação, a criatividade e o desenvolvimento de habilidades, de modo geral, espaços que garantam a liberdade de escolha das brincadeiras, que estimulem a criatividade e que minimizem atividade orientada.