Passar para o Conteúdo Principal Top
Hoje
Máx C
Mín C

Câmara Municipal de Vila Franca de Xira

pesquisar

Incentivo ao sucesso escolar e profissional

 
Atribuição de Prémios de Mérito e Excelência de âmbito escolar para o Ensino Básico – 2.º e 3.º Ciclos


Mérito escolar infograf

As candidaturas de acordo com o estipulado, deverão ser apresentadas pelos Agrupamentos de Escolas do Concelho rede pública e particular, nomeadamente Colégio José Álvaro Vidal, que deverão selecionar no máximo três alunos do 2.º Ciclo, e três alunos do 3.º Ciclo que tenham obtido no ano letivo os melhores resultados no domínio curricular, expressos na melhor classificação final de conclusão dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico, para receberem o Prémio de Mérito.

Cada Agrupamento Escolar seleciona um(a) aluno(a) que tenha cumprido os requisitos de obtenção de prémio de mérito e cumulativamente tenha desenvolvido ao longo do seu percurso escolar, atitudes, iniciativas ou ações exemplares de benefício para a comunidade, devidamente fundamentadas pelo Agrupamento de Escolas / Colégio José Álvaro Vidal, para receber o Prémio de Excelência.

Para a seleção dos alunos deverão ser observadas as condições definidas no respetivo Regulamento.

 

  • Ano Letivo 2018/2019

    Atribuição de Prémios de desempenho escolar

    Resultados de 63 alunos do Concelho reconhecidos em Gala de Mérito


    Teve lugar no dia 28 de novembro de 2019, no auditório do Ateneu Artístico Vilafranquense, Vila Franca de Xira, mais uma Gala de Atribuição dos Prémios de Mérito e excelência escolar, desta feita relativos ao ano letivo 2018/19. Numa medida de incentivo ao sucesso escolar e reconhecimento do trabalho desenvolvido pelos alunos homenageados, foram distinguidos pelo Município 63 jovens dos 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico de todos os Agrupamentos de Escolas do Concelho, bem como o Colégio José Álvaro Vidal.

    A par dos resultados académicos obtidos pelos premiados, são igualmente critérios para a distinção  aspetos cívicos, tais como o envolvimento em ações meritórias em prol escola e da comunidade, sendo esta, também, uma forma de a Autarquia valorizar e incentivar o exercício da cidadania por parte da camada mais jovem da população.

    Durante a Cerimónia o Serviços Municipais foram coadjuvados por seis alunos do Curso Profissional de Turismo da Escola Básica e Secundária Professor Reynaldo dos Santos, que tiveram assim oportunidade de pôr em prática os conhecimentos técnicos adquiridos, e cuja prestação deu um importante contributo para o sucesso da iniciativa.

    • Todas as fotografias do evento disponíveis aqui.
  • Ano Letivo 2017/2018

    Cerimónia de Entrega de Prémios de Mérito e Excelência Escolar

    Ateneu Artístico Vilafranquense - 4.ª edição



    A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira promoveu, no passado dia 30 de novembro, no Ateneu Artístico Vilafranquense (Vila Franca de Xira), mais uma edição dos Prémios de Mérito e Excelência Escolar, relativos ao Ano Letivo 2017/2018.

    Este foi o quarto ano em que o Município premeia os alunos finalistas do 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e abrange todos os Agrupamentos de Escolas do Concelho, bem como o Colégio José Álvaro Vidal. Os Prémios de Mérito e Excelência Escolar distinguiram os alunos que apresentaram melhores resultados no domínio curricular, bem como no mérito, dedicação, assiduidade, esforço no trabalho e ações louváveis em favor da comunidade. Esta iniciativa, que pretende incentivar o sucesso escolar, é também uma forma de a Autarquia valorizar o exercício da cidadania por parte da camada mais jovem da população.

    O evento esteve integrado nas celebrações do Dia Internacional da Cidade Educadora, que se assinalou no mesmo dia sob o tema “Tecendo uma rede de cumplicidades”. A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira faz parte da Associação Internacional das Cidades Educadoras desde 2008 e, por inerência, da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras.

    • Todas as fotografias do evento disponíveis aqui.