Passar para o Conteúdo Principal Top
Hoje
Máx C
Mín C
Logotipo Município de Vila Franca de Xira
pesquisar

Incentivo ao sucesso escolar e profissional

Programa de Atribuição de Estágios para o Ensino Secundário e Superior – Ano Letivo 2017/2018


Esta iniciativa consiste numa medida de incentivo ao sucesso escolar e profissional, através da qual se proporciona aos jovens finalistas do ensino secundário e superior, com distinção no seu desempenho escolar, períodos de formação em contexto real de trabalho, permitindo-lhes adquirir competências técnicas e sócio profissionais indispensáveis à sua futura inclusão no mercado de emprego.

Assim, no que ao ensino secundário concerne, cada estabelecimento de ensino sediado na área geográfica do Município de Vila Franca de Xira poderá designar dois alunos para a atribuição de estágios, sem prejuízo de se poderem candidatar outros alunos, por iniciativa própria, que reúnam os requisitos constantes no Regulamento

Ofertas de estágios disponíveis, a listagem irá sendo atualizada à medida que forem chegando novas ofertas, pelas empresas parceira do projeto.

As candidaturas deverão ser formalizadas pelas entidades proponentes – Agrupamentos de Escolas, Escola Não Agrupada, Escolas Particulares e Cooperativas do Concelho, alunos que se auto proponham à realização do estágio - através do preenchimento do seguintes formulário:


Atribuição de Prémios de Mérito e Excelência de âmbito escolar para o Ensino Básico – 2.º e 3.º Ciclos


Esta iniciativa consiste numa medida de incentivo ao sucesso escolar, através da qual pretende-se reconhecer nos alunos finalistas do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico a assiduidade, o esforço e o desempenho escolar, assim como o trabalho em ações meritórias em prol da comunidade.

As candidaturas são apresentadas pelos Agrupamentos de Escolas do Concelho, que deverão selecionar no máximo três alunos do 2.º Ciclo, e três alunos do 3.º Ciclo que tenham obtido no ano letivo 2017/2018 os melhores resultados no domínio curricular, expressos na melhor classificação final de conclusão dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico, para receberem o Prémio de Mérito.

Deverão igualmente selecionar um(a) aluno(a) que tenha demonstrado os requisitos para a obtenção do Prémio de Mérito e cumulativamente tenha desenvolvido ao longo do seu percurso escolar, atitudes, iniciativas ou ações exemplares de benefício para a comunidade, devidamente fundamentadas pelo Agrupamento de Escolas / Colégio José Álvaro Vidal, para receber o Prémio de Excelência.

Para a seleção dos alunos deverão ser observadas as condições definidas no respetivo Regulamento.

 

  • Ano Letivo 2016/2017

    Cerimónia de Entrega de Prémios de Mérito e Excelência Escolar

    Ateneu Artístico Vilafranquense - 3.ª edição



    A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira promoveu, no passado dia 30 de novembro, no Ateneu Artístico Vilafranquense (Vila Franca de Xira), mais uma edição dos Prémios de Mérito e Excelência Escolar, relativos ao Ano Letivo 2016/2017.

    Este foi o terceiro ano em que o Município premeia os alunos finalistas do 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e abrange todos os Agrupamentos de Escolas do Concelho, bem como o Colégio José Álvaro Vidal. Os Prémios de Mérito e Excelência Escolar distinguiram os alunos que apresentaram melhores resultados no domínio curricular, bem como no mérito, dedicação, assiduidade, esforço no trabalho e ações louváveis em favor da comunidade. Esta iniciativa, que pretende incentivar o sucesso escolar, é também uma forma de a Autarquia valorizar o exercício da cidadania por parte da camada mais jovem da população.

    O evento esteve integrado nas celebrações do Dia Internacional da Cidade Educadora, que se assinalou no mesmo dia sob o tema “O Direito à Cidade Educadora”. Neste âmbito, a cerimónia contou com a leitura do Manifesto dos Autarcas da Associação Internacional das Cidades Educadoras. A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira faz parte da Associação Internacional das Cidades Educadoras desde 2008 e, por inerência, da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras.

  • Ano Letivo 2015/2016

    A 30 de novembro, no auditório do Ateneu Artístico Vilafranquense, em Vila Franca de Xira, teve lugar a cerimónia de atribuição de Prémios de Mérito e Excelência aos alunos do 2.º e 3.º Ciclo do Ensino Básico do Concelho, do ano letivo 2015/2016.

    A Câmara Municipal distinguiu 54 alunos, dos nove Agrupamentos de Escolas e do Colégio José Álvaro Vidal, numa sessão pública através da atribuição de diplomas e medalhas. Aos alunos distinguidos com o prémio de excelência foi atribuído ainda um título de oferta de um ano de utilização gratuita, de uma modalidade à escolha, num equipamento desportivo municipal.

    Esta iniciativa tem por objetivo valorizar os melhores resultados no domínio curricular, mas também a dedicação, o relacionamento e o comportamento dos alunos em favor da comunidade em que se inserem. Pretende-se que estes alunos se constituam como exemplos a manter e a seguir, em prol do seu sucesso pessoal e, também, do Concelho e do País, pelo que a Autarquia entende este reconhecimento como uma medida de incentivo aos mais jovens.

    Todas as fotografias do evento disponíveis aqui.

  • Ano Letivo 2014/2015

    A cerimónia pública de homenagem, no âmbito da atribuição de prémios de mérito e excelência escolar, decorreu no dia 18 de dezembro, na Fábrica das Palavras I Biblioteca Municipal e Equipamento Cultural de Vila Franca de Xira e contou com a presença dos alunos nomeados, bem como dos familiares que estiveram presentes para assistir à cerimónia.

    Nesta iniciativa o Sr. Presidente da Câmara Municipal, Alberto Mesquita, distinguiu publicamente 49 alunos com o prémio de mérito e 6 alunos com o prémio de excelência através da atribuição de diplomas e medalhas. Aos alunos distinguidos com o prémio de excelência foi atribuído ainda um título de oferta de um ano de utilização gratuita, de uma modalidade à escolha, num equipamento desportivo municipal.

    A atribuição destes prémios aos alunos do ensino básico de 2.º e 3.º ciclos dos estabelecimentos de ensino do Concelho de Vila Franca de Xira visa reconhecer os alunos que obtiveram os melhores resultados no domínio curricular no ano letivo 2014/2015, mas pretende-se também reconhecer nestes alunos o mérito, a dedicação, a assiduidade e o esforço no trabalho, assim como o trabalho em ações louváveis em favor da comunidade em que estão inseridos ou da sociedade em geral, identificando bons exemplos que se constituam como referências aos demais alunos.

    Todas as fotografias do evento disponíveis aqui.